Burgos ou a Catedral de Nossa Senhora de Burgos está localizada na cidade espanhola de Burgos. É outra criação gótica incrível que compete com outras estruturas semelhantes em Espanha. A Catedral é a terceira maior catedral em Espanha e o topo da lista de atracções populares do país.
A construção da Catedral começou em 1221. No entanto, não foi terminado tão rapidamente como se esperava, e por isso só foi terminado entre os séculos XV e XVI. É um dos exemplos mais marcantes e impressionantes da arquitectura gótica espanhola. A Catedral da Virgem Maria ganhou a sua fama não só pela sua aparência original mas também pelo seu tamanho impressionante.
O edifício tem 2 torres que foram construídas por João de Colónia em 1458. A luxuosa porta da frente é harmoniosamente complementada por uma rosácea, sobre a qual há 8 estátuas. São dedicados a 8 reis. Há também muitas estruturas no estilo gótico tanto na fachada como no interior da catedral.
A fachada principal fica no lado oeste e é dedicada à Virgem Maria. As suas fundações foram lançadas no século XIII. A fachada sul é considerada como sendo a mais antiga. Os registos indicam que foi erguido na década de 1230. Distingue-se por um conjunto escultórico que inclui Jesus Cristo, que está rodeado por anjos e apóstolos. A parte oriental foi concluída nos séculos XV e XVI, quando o período renascentista foi triunfante.
A planta do edifício é em forma de cruz com uma nave. Tem cerca de 106 metros de comprimento e tem um corredor largo que não é visível para todos. Há também uma capela com a forma de um octógono. É dedicado à Purificação da Virgem Maria. Também está no estilo gótico espanhol e é frequentemente chamada Capilla del Condestable ou a Capela do Condestável.
A capela é famosa pelos seus padrões ornamentados, heráldica e realisticamente retratados por anjos. A capela foi encomendada pelo condestável de Castilla, Fernández de Velasco. Tem, em parte, o seu nome. Também foi enterrado nas suas terras, assim como o Conde de Aro e os seus familiares.
Estas não são as únicas figuras emblemáticas que encontraram o seu descanso dentro das paredes da Capela da Apresentação de Nossa Senhora. Foi assim que o herói nacional de Espanha, Cid Campeador, foi enterrado em 1919. A sua esposa Doña Jimena também descansa aqui. Há rumores de que a espada que pertenceu ao herói também é mantida aqui.
Os vitrais são um destaque particular quando se visita a Catedral de Burgos. Apesar do seu interior suntuoso, são estes os que mais chamam a atenção. Os vitrais são semelhantes a jóias na sua execução, tendo em conta as condições de luz na área. As cores são seleccionadas não só para serem agradáveis aos olhos, mas também para iluminar a sala de forma competente. Os vitrais são concebidos de tal forma que mantêm a sua aparência original após tantos anos. Apesar de renovações absolutamente menores, elas transmitem a atmosfera única da catedral.