Existem muitas grutas pelo mundo onde se encontram pinturas rupestres de diferentes épocas, mas a Gruta de Altamira é considerada a mais famosa, onde os desenhos são atribuídos ao Paleolítico. Este lugar está localizado no norte da Espanha, perto da cidade de Santander. A descoberta remonta ao século XIX, sendo que no final do século passado foram realizados trabalhos de aplicação de pintura artística. Quanto aos desenhos, eles são atribuídos a 35.000-13.000 aC.
A caverna está localizada no território que pertenceu ao conde Marcelino Sanz de Sautuola. É essa pessoa que é considerada a primeira a descobrir desenhos incríveis em seus próprios cofres. Mas, na verdade, tudo foi feito por sua filha, que tinha apenas 9 anos. Quando ele entrou pela primeira vez na caverna, ele viu desenhos de cima.
Muitos estudiosos falaram de algumas inconsistências e falsificações dos desenhos. Por muito tempo eles discutiram sobre a autenticidade, havia dúvidas de que as imagens fossem direto da Idade da Pedra. Os cientistas tinham a opinião de que naquela época as pessoas não eram tão desenvolvidas e não podiam criar uma verdadeira obra-prima dentro da caverna, onde praticamente não havia luz.
Só depois da morte do conde se confirmou que se tratava de fato de uma grande descoberta. E imagens desse tipo foram encontradas em várias partes do mundo, tanto na Europa quanto na Ásia.
A maior atenção na caverna é atraída por um dos tetos, cuja área ocupa cerca de 100 metros quadrados. Mais de 20 animais estão representados em sua superfície e, como complemento, também há desenhos nas paredes.
E agora os especialistas dizem que é visível a mão firme do artista, que fez tudo em linhas únicas e sem emendas. E, ao mesmo tempo, foram utilizadas tintas naturais na obra, por exemplo, carvão e coro, hematita e assim por diante. E mesmo com as limitações, as imagens resultantes são realmente incríveis.
Como todos os desenhos são aplicados sobre uma superfície em relevo, cria-se uma sensação de volume. E quando o fogo queima, as sombras começam a correr pelas paredes, e parece que os animais estão realmente vivos e podem se mover.
A atmosfera da caverna e seus desenhos são recriados no museu, onde todos podem admirar a arte da época. Ao mesmo tempo, você pode descobrir como era a caverna de Altamira na época em que os desenhos foram feitos em suas superfícies. E você pode aprender sobre as tradições das antigas tribos que habitavam a Europa naquela época. Uma característica importante é justamente a cópia exata da pintura em exibição tridimensional, para que todos possam vivenciar plenamente a atmosfera daquele período e visualizar os desenhos sem restrições.